O que é PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal brasileiro de estímulo à pesquisa e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).

O PET foi criado em 1979 no governo do general João Baptista Figueiredo com o nome original de Programa Especial de Treinamento. Até 1999, o programa esteve submetido à CAPES, passando depois para o Ministério da Educação. Em 2004, na gestão de Tarso Genro no ministério, o nome foi alterado para Programa de Educação Tutorial.

Segundo a SESu, os objetivos do programa são:

A melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

Resumo do Projeto

 

Na sociedade tem sido grande o aumento da frequência de indivíduos com doenças cognitivas, sobrepeso/obesidade, hipertensão e diabetes. Nesse sentido, a proposta do presente projeto é desenvolver um programa interdisciplinar de Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado na Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na comunidade. Para isso, o público alvo será a população da cidade de Petrolina/PE (estimativa/2009, 281.851 habitantes). O programa será desenvolvido no Parque Municipal Josepha Coelho e Escolas Públicas de Petrolina/PE com baixo IDEB. A equipe multidisciplinar do Programa de Educação Tutorial (tutor e estudantes) atenderá os frequentadores do parque com orientações técnicas para realização da atividade aeróbia (tipo/intensidade/frequência/duração do exercício) e com aulas de ginástica localizada, alongamento, capoeira e dança. Encontros educacionais serão realizados a cada mês para os frequentadores do parque e para os estudantes das Escolas Públicas, com discussões/palestras de assuntos como educação para saúde, nutrição, atividade física, sociedade, higiene, sexualidade, lazer vs. estresse, fitoterápicos vs. doenças, etc. Ao iniciar o programa e a cada período estipulado (trimestral/parque e semestral/escolas) os participantes selecionados realizarão avaliações psico-sociais, antropométricas (peso, estatura, indice de massa corporal, circunferência cintura e percentual gordura), funcionais (flexibilidade, resistência abdominal e de membros) e cardio-metabólicas (pressão arterial e glicemia).